Foi realizado sexta-feira (29/11), na
cidade de João Pessoa, o Fórum Mundial de Direitos Humanos - Regional Paraíba,
uma preparação para o Fórum Mundial de Direitos
Humanos que acontece de 10 a 12 deste mês, em Brasília.
Segundo Astronadc Pereira de
Moraes, conhecido como sargento Pereira - da Polícia Militar, os participantes
elaboraram um texto, denominado 'Carta da Paraíba', que será apresentado no
Fórum Mundial.
Pereira, que esteve
envolvido diretamente na preparação do evento, no debate e na elaboração de
propostas para a área da segurança pública, revelou estar satisfeito pelo fato
da 'Carta da Paraíba' ter citado pontos como desmilitarização das polícias;
reforma do sistema de justiça criminal do Brasil; política salarial e condições
de trabalho para os profissionais de segurança pública. "Estas são algumas
bandeiras que sempre defendi ao longo de minha vida", comemorou.
Confira a Carta da Paraíba:
CARTA DA PARAÍBA
Há anos que a sociedade brasileira se mobiliza para
debater áreas fundamentais para a consolidação do processo democrático no
Brasil; através das Conferências Nacionais de Direitos Humanos e Políticas
Públicas.
A não efetividade das prioridades postas pela
sociedade para as Políticas Públicas de Direitos Humanos, Comunicação Social,
Segurança Pública e Educação entre tantas outras acabou por gerar insatisfações
e crise de legitimidade, sendo expressas fortemente nas manifestações do mês de
junho em 2013.
Além disso, é inconcebível num Estado Democrático de
Direito a repressão violenta contra as manifestações populares.
Desta forma, a convocação para o Fórum Mundial de
Direitos Humanos possibilita o retorno do diálogo com a sociedade.
Convém salientar, que desde o PNDH1, em 1996 que o
Brasil tem construído uma agenda extensa e complexa de Direitos Humanos. Vem
sendo, assim, com o PNDH 2 em 2002 e com o PNDH 3 em 2009, que a agenda dos
Direitos Humanos vem se expandindo na direção dos direitos econômicos, sociais
e culturais, bem como para o direito à memória e à verdade, assim como para o
direito à cultura e educação em Direitos Humanos.
As demandas de proteção e defesa gestadas a partir das
graves violações de Direitos Humanos têm deixado a sociedade brasileira aflita
e reativa. Portanto demandando medidas emergenciais de atenção as vítimas de
violações de Direitos Humanos sejam, no trânsito e no transporte urbano no
trafico de pessoas, na tortura e violência institucional, na exploração sexual.
São muitas, as iniciativas de prestação de socorro às
vítimas sendo construídas ao longo desses anos a exemplo do disque 100, dos
centros de atenção de vítimas de violência, dos balcões de Direitos, dos
comitês contra a tortura. São serviços emergenciais que o enfrentamento da
violência deve prescindir de uma rede articulada que atenda o tamanho e a
dimensão do problema. Sendo assim urge fortalecer as redes de proteção e defesa
existentes, ou criá-las e fortalece-las em nível Nacional, Estadual e Municipal.
É imperioso o compromisso dos governos na efetivação
de uma política de Estado de Direitos Humanos. Para tanto é indispensável a
realização da Conferência Nacional de Direitos Humanos.
Não obstante, dentre os temas debatidos e propostos
durante o Fórum Mundial regional Paraíba realizado no auditório do Centro de
Tecnologia da UFPB, indicamos as propostas abaixo:
1. SEGURANÇA
PÚBLICA:
·
Promover a
reforma do Sistema de Justiça Criminal do Brasil;· Desmilitarização das Policias Militares no Brasil;
· Desmilitarização e Modernização do Sistema Penitenciário na Paraíba;
· Democratização da Justiça Brasileira;
· Efetivação da politica pública de segurança cidadã em âmbito nacional;
· Extinção das justiças militares no Brasil, como tribunal de Exceção;
· Monitorar a atuação das policias nas manifestações de ruas pelos órgãos de Direitos Humanos e controle social (OUVIDORIA, MP, CEDH) para prevenir o uso ilegal e ilegítimo da força por parte dos agentes públicos;
· Aperfeiçoar a formação das Unidades Especializadas para o Gerenciamento de crises com os movimentos sociais, bem como lidar com as manifestações da sociedade civil, visando prevenir a violência institucional;
· Rever e aperfeiçoar a formação técnica, pedagógica e curricular dos profissionais da segurança pública;
· Politica de valorização salarial e estrutural dos profissionais de Segurança Pública no Brasil;
· Na Paraíba é urgente que o Governo do Estado cumpra com as deliberações emanadas do Fórum Paraíba Unida pela Paz; bem como instale e assegure o funcionamento do Conselho Estadual de Segurança Pública; e revise com a participação da sociedade civil e órgãos de defesa a Lei que criou o Conselho Estadual de Gerenciamento de Crise(Decreto 18.255 de 30 de maio de 1996);
· Apoio ao PL 4.771/2012 que versa sobre o fim do auto de resistência;
· Implantação do PROVITA (Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas) na Paraíba.
2. CONTROLE SOCIAL
· Criação da ouvidoria de Polícia autônoma. Com a indicação dos ouvidores pelo Conselho Estadual de Direitos Humano;
· Fortalecimento dos Conselhos de Direitos e Defesa dos Direitos Humanos;
· Elaboração dos Programas Estaduais de Direitos Humanos;
· Garantir o retorno e a segurança pessoal da senhora advogada Valdenia Aparecida Paulino Lanfranchiao Estado da Paraíba, onde exerceu a função de ouvidora de policia do Estado.
3. JUSTIÇA
· Extinção da figura típica penal do desacato, tornando injúria qualificada conforme a indicação da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
4. MOVIMENTOS SOCIAIS
· Descriminalização dos movimentos sociais;
· Monitoramento e acompanhamento das situações de conflitos e crises por parte dos órgãos de controle social (CEDH, MPE, MPF, Ouvidoria de Policia, Corregedoria);
· Garantir o acesso à moradia das famílias do Movimento Tijolinho Vermelho em João Pessoa- PB.
5. DIVERSIDADES
· Criminalização das práticas de preconceito em razão da orientação sexual e identidade de gênero;
· Implementação da legislação em vigor que insere as diversidades Socioculturais e Étnico-raciais no Sistema de Ensino;
· Apoiar medidas de valorização das culturas tradicionais de terreiro, indígenas, quilombolas e ciganos;
· Combate ao racismo institucional.
6. VIOLÊNCIA DE GÊNERO
· Ampliar, por meio de implantação nos grandes e médios municípios delegacias e juizados especializados em violência doméstica e de gênero;
· Ampliar a rede de proteção à mulher nos municípios de médio e grande porte;
· Inserção do respeito à diferença e das relações de gênero nas escolas da rede básica, conforme preceituam as diretrizes curriculares nacionais da educação básica.
7. TRABALHO
· Fortalecer as ações de Enfrentamento à Exploração do Trabalho Infantil;
· Combater o assédio moral e sexual nos locais de trabalho e serviços públicos;
· Elaborar um programa sobre o assédio moral e sexual, mediante politicas públicas para a prevenção e combate a prática com responsabilização dos autores, criando mecanismos de proteção das vitimas;
· Combate e prevenção aos acidentes de trabalho através de rigorosa fiscalização dos locais de trabalho na cidade e no campo;
· Combate a todas as formas de precarização do trabalho;
· Aperfeiçoar os mecanismos de monitoramento e fiscalização de todas as formas de trabalho escravo.
8. EDUCAÇÃO POR UMA CULTURA DE PAZ
· Promover uma cultura de respeito aos Direitos Humanos no Sistema de Ensino, na Mídia e junto aos Profissionais de Justiça e Segurança;
· Realizar a I Conferencia Nacional de Educação em Direitos Humanos no Brasil para avaliar os 10 anos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH;
· Implementação imediata das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos;
· Consolidar os comitês de educação em direitos humanos na União, Estados e Municípios;
· Implantar uma politica de material didático para a educação em Direitos Humanos, ouvidos os comitês e os especialistas na área;
· Ampliar e fortalecer uma rede nacional de formação em Educação em Direitos Humanos (presencial e a distância);
· Inserção da EDH em todas as áreas de conhecimento das IES.
9. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
· Fiscalizar o cumprimento, autuando severamente os infratores, nos preceitos da lei 8.213-1991, sobre modo, seu artigo 93;
· Exigência da garantia de acessibilidade nos prédios públicos; enfrentando as barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais;
· Acesso da pessoa com deficiência as políticas públicas como condição de cidadania;
· Garantia do Direito Humano à saúde, através do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, com garantia de acesso e qualidade no atendimento, efetivando as politicas públicas que garantam o atendimento à saúde da população;
· Alterar a Lei 8.213-1991 ( Lei de Quotas) objetivando a ampliação dos percentuais de vagas para emprego de pessoas com deficiências na esfera pública e iniciativa privada;
· Instituir cursos de formação para o trabalho (inicial e continuada) para garantir a empregabilidade da pessoa com deficiência;
· Aperfeiçoar medidas de acessibilidade (infraestrutura, comunicação, equipamentos e atitudes) nas IES com a criação de comitês de acessibilidade e, inclusão social.
10. MÍDIA E DIREITOS HUMANOS
· Criação de Conselhos Estaduais e Municipais de Comunicação Social, dotados de autonomia e com competência para fiscalizar e controlar os gastos públicos com comunicação (publicidade e mídia);
· Promover nas tvs, rádios e jornais públicos programas educativos em Direitos Humanos.
11. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E IES
· Promover ações educativas no ambiente escolar voltadas para a construção da cultura de paz e de respeito às diferenças;
· Exigir que as unidades educacionais implementem ações de acompanhamento e prevenção à violência e que hajam com rigor na apuração e punição de eventuais culpados por atos de agressão física, moral e psicológica;
· Criação de ouvidorias universitárias;
· Apoiar projetos de justiça restaurativa nas escolas e comunidades;
· Inserção dos direitos humanos na educação básica e superior implementando as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos.
12. MEMÓRIA E VERDADE
· Criação e valorização das Comissões da Verdade;
· Criar uma ampla programação do Direito à Memória e à Verdade nos 50 anos da Ditadura Civil-Militar;
· Apoiar e fortalecer observatórios, comitês e setores que atuam na construção da memória e da verdade no país;
· Que os Estados assegurem as condições financeiras para que as Comissões da Verdade possam realizar as atribuições para as quais foram criadas;
· Fortalecer a Mostra Nacional do Direito à Memória e à Verdade nos Estados. Assim como, a Mostra de Cinema de Direitos Humanos.
13. DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS
· Implementar o programa de proteção aos defensores de direitos humanos, de forma desconcentrada e assegurada a sua atuação em todos os Estados e no Distrito Federal;
· Na Paraíba assegurar a proteção dos defensores de direitos humanos que estão vivendo sob ameaças de morte e outras formas de violência como são os casos do Deputado Federal Luiz Albuquerque Couto, e da advogada Valdenia Aparecida Paulino Lanfranchi.
14. CRIANÇA E ADOLESCENTE
· Implementar campanhas educativas contra a redução da maioridade penal;
· Implementar o SINASE;
· Desenvolver programa educativo sobre a inserção dos direitos da criança e do adolescente nas escolas, conforme a Lei 11.525-2007;
· Fortalecer as ações de monitoramento e acompanhamento das denúncias de trabalho infantil pelos Fóruns Estaduais;
· Aperfeiçoar a rede de proteção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Estado da Paraíba, em 29 de nov de 2013.
FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS REGIONAL PARAÍBA – Nesta data.
Assessoria de Imprensa
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