Astronadc Pereira, é policial militar, Psicologo e professor. Mais conhecido como Sargento Pereira.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sargento Pereira rebate crítica de Cícero Lucena a Segurança Pública da Paraíba



Sargento Pereira rebate crítica de Cícero Lucena a Segurança Pública da Paraíba

O sargento Astronadc Pereira, da Polícia Militar, escreveu artigo rebatendo Cícero Lucena (PSDB), que no último dia 2 declarou, do plenário do Senado, que existe "falência da política de segurança pública na Paraíba".

Sargento Pereira, como é popularmente conhecido, disse que não há falência porque, na verdade, nunca tivemos uma política de estado na segurança pública. Segundo o militar, os governos anteriores nunca se preocuparam com isso. Para ele, o que sempre houve foi muita incompetência nessa área.

Confira o artigo na íntegra:

Ao criticar e considerar como falência a política de segurança pública na Paraíba, o senador Cícero Lucena esqueceu que ele e seu partido - o PSDB - já comandaram o governo do Estado da Paraíba.

O Senador precisa se despir da vaidade, usar o plenário em benefícios da população paraibana. A segurança pública da Paraíba vem sofrendo em consequência de alguns gestores incompetentes que governaram a Paraíba. Estes governos não estruturaram a segurança pública do estado, não promoveram uma política pública de segurança para o povo paraibano e não construíram as bases sólidas para uma política criminal eficiente.

Todos os governos que comandaram a Paraíba não respeitaram os direitos humanos dos policiais, sufocaram os policiais com escalas de serviço arbitrarias, salários indignos, condições de trabalho deploráveis e punições disciplinares constante contra os policiais que reivindicavam seus direitos constitucionais. Lembro que um dos governos que comandaram a Paraíba foi o governo do PSDB, ou seja, do próprio Cicero Lucena, que além de governador exerceu os cargos de vice-governador, prefeito e agora senador.

O curioso é que o senador nunca fez qualquer gesto que aponte para melhoria nessa área da segurança. Sinceramente não vejo esse parlamentar lutando no Senado pela mudança e aperfeiçoamento do Sistema de Justiça Criminal do Brasil, pelos direitos constitucionais dos policiais, pela modernização das policiais e da segurança pública, por salários dignificantes, condições de trabalho e valorização dos profissionais de segurança pública da Paraíba e do país.

Agora, se aproximando as eleições de 2014, alguns políticos tentam retroalimentar na mente e no coração dos policiais a ideia de uma segurança pública falida, e isto não é verdade. Inegavelmente nunca houve neste país e na Paraíba uma política séria de Estado na segurança pública, uma política criminal eficiente.

Infelizmente estão tentando manipular os policiais e o povo para chegarem ao poder novamente em 2014. Nós policiais não vamos ser massas de manobra de políticos que em nada contribuíram para uma Paraíba mais segura e uma polícia mais valorizada. Precisamos construir uma forte unidade política acompanhada por um projeto sólido de segurança pública e fortalecimento da paz na sociedade paraibana e no Brasil.

Ao criticar a segurança pública, o Senador Cícero criticou também os profissionais da segurança pública da Paraíba. Isto não é justo, afinal estamos trabalhando diuturnamente para a segurança dos paraibanos, bem como, nos considera ingênuos.

Como sargento, tenho me empenhado pela democracia na polícia da nossa querida Paraíba, me empenhado na defesa dos direitos humanos da sociedade civil e dos policiais, e participado ativamente dos movimentos sociais, sempre na observância do respeito aos direitos de todos e de todas.



Sargento Pereira, em 9 de setembro/2013

Nenhum comentário: