Astronadc Pereira, é policial militar, Psicologo e professor. Mais conhecido como Sargento Pereira.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Representante da CEDH intermedia conflito entre movimento e prefeitura de Cabedelo

Representante da CEDH intermedia conflito entre movimento e prefeitura de Cabedelo

A Comissão Estadual de Direitos Humanos (CEDH/PB), representada por Astronadc Pereira - o sargento Pereira, atuou como mediador para facilitar o diálogo entre integrantes de um movimento ocorrido em Cabedelo, na noite do último dia 24, e o Poder Executivo Municipal.

A mobilização, que reuniu moradores e caminhoneiros que transportam combustíveis e produtos químicos, terminou pouco antes das 13h da quarta-feira (26). Vários caminhões tanques ficaram impedidos de pegar combustível.

"O protesto foi porque a população pede melhor infraestrutura para a rua, que está cheia de buracos com o tráfego diário de caminhões. Aqui sofremos muito com a poeira que prejudica nossa saúde. Os moradores também estão pedindo uma base de apoio para os caminhoneiros que ficam estacionados em frente às residências", contou Maria Cacilda dos Santos.

Sargento Pereira disse que foi chamado também no outro dia "já que havia uma paralisação geral do trafego de veículos na BR, em Cabedelo e no Porto, provocando um caos no abastecimento de combustível em toda a Paraíba".

“Observei que as reivindicações eram justas e passei a orientar como a negociação, com as autoridades e com o poder executivo, poderia ter um caminho viável, pacífico e positivo, pois havia violações de direitos humanos tendo em vista o desrespeito à questão ambiental que atingia a saúde dos moradores, além do fator de segurança os riscos para habitantes e caminhoneiros eram constantes”, afirmou.

Pereira manteve, ainda, contato com a Polícia Rodoviária Federal e outras forças que participaram da reunião, iniciada às 12h, que contou com representações do Ministério Público, Secretarias do Meio Ambiente, Infraestrutura, Indústria, Comercio e Porto, Associações de moradores, SINDCOMPETRO, Cmt 6°Cipm, CEDH., PRF, prefeito e vereadores.

Ficou firmado na reunião o seguinte: autorização de licitação na modalidade tomada de preços, no valor de aproximadamente R$ 122 mil, para os reparos das ruas coronel José Teles e Francisco Serafim, cujas obras devem ser realizadas no prazo de até 90 dias, e R$ 47 mil) liberados e em execução da rua coronel Jose Teles; limpeza e retirada imediata de entulhos e resíduos dessas ruas, sob a responsabilidade da prefeitura, e a manutenção caberá às empresas em parceria, por um período de 90 dias, sendo que passado o prazo a limpeza passa a ser efetivada pela gestão local; ação da Secretaria do Meio Ambiente e das demais para serviços de fiscalização e autuação contra infrações ambientais envolvendo depósitos de matérias, despejos de partículas, resíduos sólidos e produção de poeira; agendamento entre a prefeitura e representantes da sociedade para a elaboração de projetos técnicos de pavimentação e drenagem das ruas de acesso à empresas e equipamentos portuários.




Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: