Astronadc Pereira, é policial militar, Psicologo e professor. Mais conhecido como Sargento Pereira.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Quem é Sargento Pereira, o que ele faz e o que quer na Segurança e na cidade de João Pessoa



O sargento Pereira é policial militar, Psicólogo, já foi conselheiro do CEDH da PB. Defende a reforma e modernização do sistema policial do Brasil. Apoia uma Constituinte Exclusiva e soberana, a reforma política, e reformas para o estado Brasileiro.

O sargento Pereira tem defendido os direitos civis e a segurança humana, defendido os bons policiais de toda Paraíba. Casos como a prisão de policiais de Alagoinha pela juíza daquela comarca; policiais que estão afastados pela junta médica; policiais presos “injustamente” e denúncias de “possíveis assédio moral” e onde profissionais da segurança são vítimas foram encaminhados ao CEDH pelo sargento Pereira. Tem ministrado aulas para policiais e para todos profissionais da segurança nos últimos 12 anos. Faz palestras em escolas, e instituições sobre a violência e políticas de segurança pública e tem promovido plenárias com as comunidades vítimas da violência e da criminalidade.

É especialista em Psicologia criminal e Criminologia, ministrou aulas no sistema prisional e nas Guardas Municipais da Paraíba. Desde 2003 defende que as Guardas Municipais tenham mais e melhor qualificação e poder de Polícia para melhor atuar e ajudar a segurança pública da Capitais João Pessoa. Defende o porte de armas para as guardas municipais e para todos os profissionais da segurança pública, dede que, devidamente selecionados, capacitados e treinados para o uso de armas e o uso progressivo e legal da força no serviço público de segurança.

O sargento Pereira acredita que os policiais devem respeitar os direitos civis das pessoas, bem como, os direitos dos policiais também devem ser respeitados. Ela afirma que só polícia e sociedade juntas podem vencer a criminalidade e ajudar na valorização da atividade policial. Ele quer que a polícia e a sociedade organizada e as diversas categorias de funcionários públicos caminhem juntas na construção de uma comunidade mais segura e pela valorização do policial.

O sargento Pereira participou dos legítimos movimentos reivindicatórios dos policiais militares de 1997 na PB. Mesmo com os tanques de guerra e seus canhões e militares do exército cercando o palácio do governo prontos para agirem contra os policiais militares da PB ele se manteve firma com várias lideranças e policiais militares na defesa da categoria. Neste mesmo período Pereira iniciou juntamente com outros policiais um movimento legítimo contra a jornada excessiva de serviço na Polícia Militar. Tem lutado para que o governo paraibano extinga as prisões disciplinares na Polícia Militar da PB, considerando que é uma grave violação dos Direitos Humanos contra um policial militar que é um agente da Lei, pai de família e profissional da Segurança Púbica.

Nos anos de 2012 e 2013 estava junto com outras lideranças de diversos atos reivindicatórios legítimos em defesa da categoria policial militar e na luta por direitos dos profissionais da Segurança Pública da PB. No ano em curso ajudou a Associação dos Sargentos e Subtenentes da PM/PB a mobilizar a categoria no debate contra a medida provisória 242 que foi votada na assembleia legislativa da PB. A medida impede temporariamente as promoções dos policiais e o aumento de suas remunerações salariais dos policiais e funcionários públicos civis da PB.

Tem levantado o debate no coletivo policial militar e na assembleia legislativa sobre as mortes de policiais na PB, cobrado medidas eficazes contra a violência sofrida por profissionais da Segurança Pública. O sargento Pereira fés encaminhamentos aos deputados da PB para que os policiais de nosso estado tenham direito de fazer o pagamento de suas contas sem necessário pegar filas em bancos ou agências financeiras, assim, não correria tanto risco ao permanecer em filas, além de dar agilidade, não comprometendo a sua atividade fim em defesa da sociedade.

Uma outra reivindicação junto ao poder público foi a equipagem das viaturas policiais com blindagem, tema debatido numa audiência pública na casa legislativa e devidamente apresentada por comissão integrada por Pereira junto ao governo do estado.

O sargento Pereira fez parte da equipe de especialista que elaborou o plano Estadual de Segurança Pública, ocasião que contribuiu com propostas para melhorar as condições de trabalho e vida dos policiais e de todos agentes públicos de segurança, bem como, melhorar a segurança da sociedade e mais valorização ao profissional da segurança pública. Infelizmente o Plano de Segurança da PB não foi efetivado pelo governo da estadual. O documento foi construído durante sessenta dias, tendo as representações: Ouvidoria de polícia, Universidade Federal, Secretaria de Segurança, governo do estado e representantes da sociedade civil, a partir do Fórum Paraíba Unida pela Paz.

O sargento Pereira tem subido a tribuna da assembleia legislativa da PB para promover o diálogo e o conhecimento sobre as causas da violência crescente na PB, e a falta de uma Política criminal do Estado brasileiro o que tem reflexo direto na vida dos policiais, bem como, na valorização da atividade de polícia e Segurança Pública. Outro tema sempre defendido é a seleção, formação e capacitação continuada dos policiais na PB, para prestar um serviço de qualidade melhor a toda comunidade e melhor qualificação dos policiais.

Em 2013 e 2014 o sargento Pereira participou ativamente das reivindicações da categoria policial militar da Paraíba. Ajudou na organização e discursou na Caixa Beneficente, em carros de som, caminhadas, e na frente do palácio do governo. Com coragem, conhecimento e capacidade sempre se colocou em defesa dos policiais militares, de todos profissionais da segurança por uma Paraíba mais segura e pela dignidade dos policiais da Paraíba. Em 2014 apoiou a greve dos Policiais Federais e participou de ato público e paralisação junto aos policiais federais da Paraíba. Ainda neste mesmo ano apoiou a paralisação dos policiais civis da PB, discursou em defesa dos policiais civis na frente do Palácio do governo do estado estando junto naquele momento com lideranças da polícia judiciaria da PB.

Em 2013 foi convidado e participou da plataforma FRONT LINE DEFEDERS, na Europa – Irlanda na cidade de Dublin. O sargento Pereira falou da Polícia e dos Direitos Humanos no Brasil. Pediu a comunidade internacional que fizesse gestão ao governo brasileiro para que o Brasil promova uma profunda reforma e modernização no sistema policial do Brasil.

Fez parte da secretaria estadual do Plebiscito por uma constituinte exclusiva e soberana para o sistema político do Brasil. E tem participado de inúmeras plenárias com estudantes, jovens, movimentos sociais, movimento negro, comunidade LGBTs, povo indígena, movimento das mulheres, universidades, rede pública de ensino, partidos políticos, lideranças e comunidades em geral, fortalecendo o elo entra a sociedade civil organizada e a política de segurança cidadã. Pereira é um policial progressista e democrático comprometido com a Cidadania.

Participou ativamente dos movimentos populares e esteve presentes ajudando os movimentos sociais da Paraíba a organizarem as caminhadas, reivindicações e atividades legítimas em defesa da garantia de direitos e pela democracia plena no nosso país. Participou do encontro estadual dos movimentos sociais onde foi referenciada a pauta da segurança pública. Liderança, comprometido com as causas populares, não abre mão de ser um policial obstinado a ajudar os policiais a promoverem um reforma e modernização do sistema policial. Como também ser protagonista de um Brasil melhor, uma Paraíba mais segura e tendo nossa Capital João Pessoa como referência de Luta.

Atualmente o sargento Pereira trabalha no 5º BPM/Capital JP, nos bairros do GeiselFuncionáriosGrotão. Faz um policiamento aproximado com as Comunidades. Interagi com escolas, alunos e população e suas representatividades sociais. Tem ministrado aulas e palestras nas escolas nestes bairros e na capital. Tem promovido encontros com pais, estudantes, familiares e profissionais da educação palestrando sobre o "A função Paterna na escola, na segurança e na comunidade". Uma luta constante contra o crime, e a criminalidade através da construção da cultura de paz nas escolas e comunidades. 

Amigos e Companheiros avalizaram o nome, a história e a coragem do sargento Pereira para defender a população de João Pessoa. O sargento Pereira estar pré-candidato a Vereador de João Pessoa defendendo uma Segurança Pública melhor com Cidadania, com garantias de direitos aos policiais, servidores públicos e a capital João Pessoa.

Tel para contato 988312855.
Face book: astronadc Pereira.
Pagina do face book: Sargento Pereira.
Email: astronadcpereira@gmail.com

SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA.


Nenhum comentário: